Significado de gestão: s.f. ão de gerir. Gerencia, administração. Gestão de negócios, diz-e quando uma pessoa administra os negócios de outra, por ele se responsabilizando solidariamente, mas sem autorização legal.

Significado de chefe: s.m. Pessoa que se destaca pelas qualidades de autoridade, competência, poder de decisão. Individuo que, por essas qualidades, é investido de pose para ocupar um lugar de mando, de direção.

A diferença entre Gestor e Chefe não termina somente na definição. Atualmente na Administração Contemporânea, o Chefe cedeu espaço ao Gestor, pois viu-se uma necessidade muito maior em atitudes, principalmente as de relações interpessoais. O antigo chefe, que tinha lugar nas cadeiras mais técnicas da organizações, hoje foi transformado em cargos mais operacionais, enquanto os gestores tomaram voz de comando, justamente por lidar principalmente com a motivação das pessoas.

O gestor enquanto pessoa e profissional, é aquele que se auto-motiva e é aquele que foca o seu resultado através do resultado de sua equipe, e não simplesmente o resultado pelo tanto de esforço operacional que ele mesmo emprega.

Algumas palavras podem facilmente retratar a figura de um líder: inovação, desenvolvimento, inspiração, confiança, aproximação.

Os resultados organizacionais dependem exclusivamente das habilidades que o gestor tem para administrar os recursos como tempo, equipe, cultura, produtividade, ética, foco. O Gestor além de tudo, administra de uma maneira branda a expectativa da organização e da equipe. Não permite que informações desmotivadoras aflijam sua equipe. Não permite que a equipe perca o foco no trabalho por questão de alguma duvida ou insegurança. O Gestor filtra as informações relevantes ao resultado e a motivação da equipe e administra as situações que podem causar transtorno a mesma.

Se você está lendo esse artigo e se familiarizou com o perfil de Gestão, aproveite. A hora é essa. Invista em sua carreira, busque seu aperfeiçoamento e tenha muito sucesso!

Tatiane Souza