Pesquisa: 51% dos jovens querem empreender em 6 anos.

Levantamento com 46.107 jovens brasileiros das cinco regiões do país indica que 56% deles querem abrir um negócio. (Fonte: Revista Veja)

Os Jovens nascidos entre as décadas de 80 e 90 são conhecidos como a Geração Y. Nascidos na era digital essas pessoas estão sempre conectadas e são especialistas em lidar com tecnologia.

Algumas empresas estão tendo algumas dificuldades em lidar com esses profissionais, pois entendem que os mesmos não oferecem segurança para seus empregadores.

Segue abaixo algumas dicas para lidar com essa Geração que se bem aproveitada, pode oferecer resultados extremamente expressivos para sua organização.

  • Uma necessidade muito grande dessa Geração é entender que a proximidade é essencial. A geração Y quer opinar, criticar, reclamar, perguntar. As redes sociais são um dos principais canais de comunicação, justamente porque dão voz a eles. A empresa para ser bem-sucedida, neste caso, precisa oferecer políticas que estimulem a expressão de ideias e não o contrário. Mesmo que essa ideia naquele momento não possa ser utilizada.
  • Um dos mitos relacionados com essa Geração é que ela é difícil de satisfazer. Por serem muito diferentes uns dos outros, o segredo está em um simples detalhe: observar e conhecer o perfil desse público. Procure saber quais são seus hábitos, onde ele está, o que gosta, suas preferências culturais, pois o segredo está em atender a perspectiva desse público e não o inverso.
  • Essa geração mais jovem tem a tendência de priorizar Organizações que os tratem de maneira personalizada. Por isso, é importante que os RHs estejam prontos a prestar um bom atendimento, dessa forma, conhecendo mais a fundo seus colaboradores.
  • Escute os funcionários que fazem parte dessa geração. Isso ajuda a perceber o que está funcionando e o que esse público quer.
  • A comunicação Empresarial tem que ser diferente. Os meios tradicionais não surtem os mesmos efeitos para essa Geração. Segundo especialistas, a interação simultânea por vários canais, como celular, intranet, Jornal, revistas, são métodos eficazes de contato.
  • Quando a empresa implementa uma novidade, é preciso medir se o resultado foi bom. A ação precisa ser mensurável e o bom empreendedor precisa saber o momento certo de mudar suas políticas. É necessário avaliar se seus planos, politicas, modo de remuneração e avaliação estão condizentes com a expectativas desses colaboradores da geração Y, senão simplesmente eles perdem a motivação e vão atrás de outras oportunidades.

Os jovens querem trabalhar em uma área com a qual se identifiquem. Nada melhor do que criar um modelo de gestão que atendam duas grandes necessidades dessa Geração: Vontade de realizar-se profissionalmente fazendo o que gosta e de deixar uma marca positiva no meio em que convive.

Tatiane Souza