Projetar sua vida de acordo com sua trajetória profissional nem sempre é facil. No entanto, especialistas são unânimes em citar a importância de ter um plano de carreira, desde o início de sua trajetória. A vida profissional é conjunto de escolhas e o planejamento é uma referência de onde você está e onde quer chegar.

Ter um plano de carreira é fundamental para seu sucesso. Para o jovem que ainda está na graduaçao pode ser difícil pensar em um plano de carreira para 10 anos, porem é impressindivel planejar pelo menos os proximos 3 anos.

É necessario uma reflexao para tomar decisoes quanto a mudar de regiao para estudar ou mesmo para trabalhar, avaliando o quanto isso impactará dentro de sua motivacao pessoal. É necessario pensar em quanto investimento será necessario até ser possivel se sustentar somente de seu trabalho.

Nao podemos deixar de lado o fato da satisfaçao. Atualmente, principalmente a Geraçao Y busca junto com realizaçao profissional fazer algo do que goste, e claro que as habilidades naturais, sao um ponto bem forte no momento da escolha da profissao.

O auto-conhecimento é fundamental para qualquer profissional. É necessario saber seus pontos fortes, seus pontos fracos, como tambem as oportunidades e ameaças que giram em torno de sua carreira.

Indicadores:

Segundo o IBGE, todas regiões brasileiras apresentaram crescimento nos empregos com carteira assinada, com destaque para a Centro-Oeste, que teve o maior aumento (19,2%).

É possível olhar com bons olhos para algumas áreas que tendem a se destacar-se em nosso País. Confira abaixo algumas delas:

Agronegócio

Agronomia, Engenharia Agrícola, Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Engenharia de Pesca.

Construção Civil

Engenharia Civil, Arquitetura, Urbanismo, Construção de Edifícios, Engenharia Hídrica e Logística e Transportes.

Energia

Geologia, Biocombustíveis, Produção Sucroalcooleira e Mineração, Petróleo e Gás e em engenharias como de Petróleo, de Segurança do Trabalho, de Produção e Química.

Ensino

Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia, História, Matemática, Letras e outras licenciaturas.

Meio Ambiente

Química, Biotecnologia, Engenharia Hídrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental.

Negócios

Administração, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

Tecnologia

Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação.

Saúde 

Medicina do Trabalho, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Enfermagem e Farmácia.

O estudo Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira — 2015 aponta quais serão as profissões mais procuradas até daqui a oito anos, de acordo com o site G1.

Uma pesquisa ouviu representantes de 415 empresas em todo o país e analisou 128 profissões com as melhores chances até o ano de 2015.

Profissões do futuro

  • Engenheiro de Petróleo
  • Engenheiro ambiental
  • Técnicos em produção, conservação e de qualidade de alimentos
  • Ajudantes de obras civis
  • Analistas de sistemas computacionais (TI)
  • Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção
  • Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás e afins
  • Técnicos em fabricação de produtos plásticos de borracha
  • Técnicos florestais
  • Técnicos em manipulação farmacêutica

Mesmo assim, não há consenso sobre quais são as profissões do futuro. Há algumas tendencias que facilitam esse tipo de previsão. Porem  em razão das constantes mudanças do mercado, há os que apostam que o que realmente importa não é a área, e sim uma boa qualificação. No entanto, todos dizem que, seja qual for o futuro, é necessário estar bem preparado para ele.

Consultoria profissional

A busca por uma consultoria profissional está cada vez mais sendo fator decisorio no momento do planejamento de carreira. Essas  consultorias, algumas focadas em Coaching de Carreira, possibilita ao profissional uma reflexao profunda a respeito de suas escolhas, principalmente avaliando todas as suas reais possibilidades.

Como se preparar

É muito importante estar bem preparado para o futuro, seja qual for. E para isso, é necessário nunca parar de se qualificar. A única certeza que tenho é que em qualquer profissão que escolherem não poderão nunca mais parar de estudar. 

Os profissionais precisarão estar cada vez mais bem preparados, uma vez que estarão competindo em um mercado globalizado e de mudanças cada vez mais rapidas.

Tatiane Souza