Neste post iremos falar sobre a real importância e o conceito da Cultura Organizacional, mas antes de tudo, você sabe o que é Cultura Organizacional???

Pois bem vou te explicar sucintamente o que significa, para podermos efetuar logo após, as analises de como hoje essa cultura afeta ou beneficia nossa carreira.

Segundo a definição de L. Smircich em “Concepts of Culture and Organisational Analysis” a Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos) aceites e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única.

É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras. Corresponde ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com o sistema de valores vigente.

A importância da Cultura Organizacional deve-se ao fator de constituir uma forte determinante da motivação na organização, fato que se deve às funções que desempenha, nomeadamente:

– Dar um sentimento de identidade, de unidade e de participação coletiva aos membros da organização;

– Incentivar o empenhamento das pessoas;

– Guiar e modelar o comportamento das pessoas.

Atualmente como você percebe a cultura da empresa em que trabalha? Ela auxilia seu desenvolvimento e seu desejo por melhorias? Como seus lideres o motivam para o aprendizado? A empresa investe em você ou o motiva ao alcance de Alta Performance? Se todas estas respostas tiverem sido negativas, cuidado, talvez você esteja dentro de uma organização que ainda não entendeu o sentido macro da Liderança Estratégica que não é somente sair e contratar o melhor profissional do mercado, mas sim formar dentro dela própria tal profissional.