Estranha essa pergunta não? Eu, ter que fazer a empresa que eu trabalho dar lucro? Imagina isso…. Eu quero é receber meu salario no final do mês e eles que se virem!

Pois é, saibam que muitos profissionais pensam desse jeito, e o mais estranho é que estas pessoas são as mesmas que reclamam por falta de reconhecimento. Sabendo disso vamos entender um pouco mais o funcionamento de uma empresa para podermos avaliar melhor nossas ações?

Bom em tese uma empresa existe para dar lucro. Ninguém quer arriscar, empreender para nada. Por isso quando você perceber que a margem de Lucro da sua empresa é alta, que ótimo! Fique feliz, isso significa que seu salario estará garantido mais um tempo.

Infelizmente, a maioria dos profissionais se entristecem quando ficam sabendo que seu patrão comprou uma casa nova, trocou de carro ou foi viajar. Bobagem, fique tranquilo se isso estiver acontecendo na empresa. Porém, cuidado se seu patrão não tiver um gato preto para puxar pelo rabo, se você perceber que a margem de lucro da empresa é muito pequena, ou que você percebe que os clientes estão indo para a concorrência.

Precisamos saber qual o diferencial da empresa que trabalhamos e assim onde podemos ajudar a potencializar esse diferencial.

Numa situação de crise quem você acredita que permanece no trabalho, quem tem muita experiência e conhecimento ou quem faz a empresa ter maior lucratividade? Acertou, a segunda opção sem sombra de dúvidas.

Agora vamos avaliar nossa postura na empresa que trabalhamos. Ficamos felizes quando a empresa está cheia de serviço ou nós reclamamos, pois vamos ter mais horas extras para fazer e talvez ficar até muito mais tarde no trabalho? Quando um cliente pede desconto preferimos argumentar em cima da qualidade do produto, ou vamos imediatamente no gerente dizendo que precisamos de mais desconto para poder fechar a venda? Avalie sua postura, reflita, pois provavelmente isso será seu diferencial no futuro para manter ou não a sua competitividade no mercado de trabalho.

Tatiane Souza